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retarder para caminhão

Segurança

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economia

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custo x benefício

O melhor retarder do Brasil - SAIBA +

por que o freio retarder é necessário?

Desde 1960 até os dias de hoje, os caminhões vem evoluindo em potência, tonelagem, velocidade média entre outros, porém, devido a essa evolução, houve uma diminuição das resistências passivas, correntes cinemáticas, pneus, aerodinâmica etc. Gerando assim um estresse mais severo nos freios de serviço do caminhão, que por sua vez não evoluíram no aspecto térmico, levando a um aumento da necessidade do freio retarder. 

tabela necessidade de freio retarder

O controle da velocidade do caminhão através dos freios de serviço faz com que aumente a temperatura provocando assim um desgaste muito grande do mesmos. A utilização do freio retarder Frenelsa faz com que esse desgaste seja mínimo, mantendo os freios de serviço do caminhão sempre em ótimas condições. 

Segurança em descidas!

SEGURANÇA EM DESCIDAS COM FREIO RETARDER

Você sabia que a maior causa de acidentes em estradas e rodovias é ocasionada pela falha do sistema de freio de serviço do caminhão?

Em longas decidas, o motorista, afim de controlar a velocidade do veículo, utiliza o recurso do freio de serviço por um longo tempo, fazendo com esse aumente a temperatura e perca sua eficiência, podendo chegar ao ponto de perder-lo totalmente.

Quando instalamos o freio retarder no caminhão, este cenário muda completamente, pois o condutos ao acionar o freio retarder, estabiliza a velocidade do caminhão, fazendo com que se reduza o tempo de frenagem, mantendo o freio de serviço sempre em ótimas condições para utiliza-lo em uma emergência. 

Podemos observar na imagem, que o caminhão amarelo que desce pela linha azul representa um veículo com o freio retarder instalado e, por isso, tem a sua velocidade controlada e pode parar tranquilamente quando for necessário, diferente do vermelho, que desce sem controle e não consegue parar.

Economia

Por assumir 8 em cada 10 solicitações de frenagem do caminhão, o freio retarder Frenelsa alarga até 8x mais a vida útil dos componentes do freio de serviço, gerando assim uma grande economia em peças, mão-de-obra, manutenção e até em pneus.

Graças à sua tecnologia e ao seu princípio de funcionamento, o sistema de freio retarder FRENELSA permite reduzir significativamente as emissões de partículas finas relacionadas com a frenagem, independentemente da tecnologia utilizada no veículo

Instalação de freio retarder em caminhão

As séries F16 e F16C são instaladas na transmissão de caminhões com motor dianteiro, entre duas peças de eixo de transmissão conhecidos como cardam.
Eles cobrem uma ampla gama de aplicações a partir de veículos comerciais de 3 toneladas, com um torque de frenagem entre 400 e 3500 Nm.

A série F16C é projetada para veículos com distância entre eixos curta, principalmente unidades de cavalo.
O retarder é fixado às estruturas do chassi usando um conjunto de suportes e montagens antichoque (silentbloks).
Os rotores são conectados a eixos de transmissão. O acionamento do freio retarder pode ser controlado manualmente ou com o pedal do freio . A força de frenagem é escalonada em vários níveis para se adequar a cada situação.
Compatível com diferentes sistemas de veículos (ABS, ASR, EDC, EBS …)

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