Os retarders ou retardadores elétricos usam indução eletromagnética para fornecer uma força de retardamento.
Uma unidade de retarder elétrico pode ser colocada em um eixo , transmissão ou linha de transmissão e consiste em um rotor conectado ao eixo, transmissão ou linha de transmissão – e um estator preso com segurança ao chassi do veículo .
Não há superfícies de contato entre o rotor e o estator e nenhum fluido de trabalho. Quando o retarder é necessário, os enrolamentos elétricos no estator recebem energia da bateria do veículo, produzindo um campo magnético através do qual o rotor se move.
Isso induz correntes parasitas no rotor, que produz um campo magnético oposto ao estator. Os campos magnéticos opostos desaceleram o rotor e, portanto, o eixo, a transmissão ou o eixo de transmissão ao qual ele está conectado.
O rotor incorpora palhetas internas (como um disco de freio ventilado) para fornecer seu próprio resfriamento de ar , de forma que nenhuma carga seja colocada no sistema de resfriamento do motor do veículo.
O funcionamento do sistema é extremamente silencioso.
O retarder elétrico FRENELSA é baseado em correntes parasitas.
É composto por dois elementos principais:
Estator: parte fixa equipada com bobinas.
Rotores: parte móvel que absorve e dissipa a energia cinética do sistema.
A passagem da corrente elétrica pelas bobinas do estator cria vários campos magnéticos com polaridades alternadas .
Quando os rotores giram dentro dos campos magnéticos, correntes parasitas aparecem neles.
A energia cinética absorvida é transformada em calor e dissipada nos rotores.
O freio retarder FRENELSA é um sistema de frenagem auxiliar que se instala no veículo para auxiliar e proteger o sistema de frenagem convencional, evitando desgastes e perda de eficiência.
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